A Biossegurança é uma área de conhecimento estabelecida pela Anvisa que determina condições e normas de segurança para prevenir, controlar, reduzir e eliminar os riscos em atividades que ofereçam riscos à saúde e ao meio ambiente. Quer motivos para entender mais sobre esse assunto?
Uma “tatuagenzinha de nada” feita sem cuidados te coloca em risco de infecções causadas por fungos e bactérias, reações alérgicas, hepatite B e C e HIV entre outras coisas bem graves. Por isso, todo profissional que trabalha com tatuagem tem uma metodologia a seguir antes, durante e depois de cada procedimento para proteger a si mesmo e o seu cliente.
Quando você for fazer uma tatuagem, além de um portfólio bonito existem outros pontos importantes a serem considerados na hora de escolher quem irá executar o trabalho. Se certifique que o ambiente de execução da tatuagem é limpo e os materiais descartáveis, ou se for o caso do uso de materiais não descartáveis se estes estão devidamente esterilizados, confira através da etiqueta na embalagem. Seja um cliente curiose e pergunte sobre tudo isso!
Observe se além da bancada e equipamentos toda a área de contato com pele, resíduos, materiais foi isolada, esse cuidado é o que evita a contaminação cruzada e todos aqueles riscos à sua saúde. Se possível observe a desmontagem da bancada e todo o material ser descartado de forma correta (DESCARPACK para perfurocortantes e lixeira específica para resíduos químicos e contaminados).
Se houver dúvidas sobre a forma que o profissional lida com higiene e biossegurança não deixe de perguntar e esclarecer todos os pontos, é seu direito e é nosso dever conversar sobre isso. Saúde e segurança são indispensáveis quando o assunto é tatuagem, da menor e mais simples a super tatuagem premiada em grandes eventos.