Conheça o estilo mais clássico da tatuagem
Te convido a viajar comigo pela História para conhecer a origem do meu e talvez também do seu estilo queridinho: OLD SCHOOL.
Estampando corpos há mais de 100 anos, te conto como este estilo se tornou clássico e é fonte de inspiração e moda nos dias de hoje.
TUDO pode ser transformado em Old School
Camila Carvalho
De acordo com registros históricos, tudo começou em 1769, o capitão James Cook em uma de suas navegações atracou sua embarcação em uma ilha nativa do Pacífico Sul, onde teve contato com a tattoo tribal Polinésia, lá viu pela primeira vez pessoas com a pele marcada e claro, ficou fascinado.
A técnica utilizada era o que chamamos hoje de Handpoke, feita totalmente artesanal, o Capitão levou a tatuagem manual para Europa e depois para a América, difundindo e marcando o início da tatuagem moderna.
TATUAGEM ELÉTRICA
O Old School surge de fato no final do século XIX, com a invenção da máquina de tatuagem elétrica. Marcando o início da comercialização dessa arte no início do século XX, com o surgimento dos primeiros estúdios em zonas portuárias.
Nessa época, a tatuagem se popularizou entre marinheiros, militares, artistas circenses e rebeldes.
Norman Collins, outro marinheiro popularmente conhecido por Sailor Jarry, foi pioneiro no denominado estilo de tatuagem “Tradicional Americana”. Sua inspiração tinha como base seu estilo de vida, por isso a maioria dos desenhos do artista foram inspirados em temas marinhos ou relacionados à guerra, já que ele começou sua jornada como tatuador durante a Segunda Guerra Mundial.
FLASH TATTOO
Atuando em áreas portuárias, os tatuadores precisaram adequar seus desenhos às necessidades da realidade local. As pessoas não tinham muito tempo livre, então o trabalho precisava ser feito rapidamente, e é por isso que a maioria dos desenhos deste estilo são pequenos e chamados de “Flash tattoo”.
Essa tradição é mantida até hoje e se popularizou em eventos de tatuagem.
COMO SABER SE UMA TATUAGEM É OLD SCHOOL?
Para tatuadores e fãs é fácil identificar uma tatuagem Old School, são desenhos marcantes, duráveis, cheios de estilo, e significados.
Uma tattoo Old School bem feita pode ser notada e identificada a metros de distância devida sua “simplicidade” e solidez. O ditado “menos é mais” cabe muito bem no Old School.
CARACTERÍSTICAS
Popular por serem desenhos mais simples e pelo marcante BOLD LINE, os traços grossos são a maior característica do estilo Old School, e nós amamos um traço grosso!
Mas… existiram e existem variações, na Europa por exemplo, muitos tatuadores tradicionais também desenvolvem tatuagens Old School com traços mais finos.
E nos primórdios da tatuagem tradicional, cada um desenvolveu sua arte com o que tinha disponível, e nem sempre a agulha utilizada era grossa, muitas vezes o traço grosso era o resultado da tatuagem cicatrizada, com as linhas expandidas.
A paleta de cores é outro ponto importante e polêmico. Assim como a limitação com as agulhas não era diferente com as tintas, não existiam muitas opções, os tatuadores faziam misturas e criavam suas tatuagens tradicionais somente em preto ou utilizando cores primárias.
Atualmente temos muitas opções, e existem os artistas que preferem manter a tradição e usar somente cores primárias e artistas que como eu, optam por criar a sua própria paleta de cores.
O importante para manter o estilo é não fazer um “carnaval” e transformar o Old School em um Full Color. Como já comentei, aqui menos é mais. Isso vale para elementos, detalhes e para as cores. Traços bem feitos e uniformes, sombras marcadas e uma pintura sólida.
Old School é isso.
Temos um vasto acervo de referencias tradicionais disponíveis para reprodução e releituras, mas o que quero te contar é que TUDO, pode ser transformado em Old School.
Te empolguei com esse artigo cheio de informações e explicações? Aproveita e faz um ORÇAMENTO, posso criar uma arte linda e única pra você nesse estilo CHIQUE!